Sunday, May 11, 2008

Obsessiva

Já me tinham dito, alguém por quem tenho uma grande amizade e uma imensa admiração que eu sou um pouco obsessiva. Confesso que concordo e assino por baixo!
Sou obcecada com algumas ideias, não sou obcecada por arrumação, por limpeza, por ordem, mas confesso que não consigo ver a secretária no trabalho desarrumada, o cesto dos papéis em desalinho ou não ter tudo separado em pastas. Ok, agora que penso nisso sou um bocado obcecada pela arrumação.
Tenho esta mania, prefiro chamar-lhe assim, de quando vejo uma palavra que não sei o que significa, não descanso enquanto não descobrir o significado. A última destas foi PARAFANGO. Pois eu sabia que era uma técnica de fisioterapia, uma vez que todos os dias, no trabalho, leio esta palavra nas facturas de fisioterapeutas. Hoje fui ao google e fez-se luz:

Parafango:. m. (fr. e ing. parafango). Lama de origem vulcânica utilizada, misturada com parafina, para aplicações locais contra as dores reumáticas. V. fango.

Ora quando fiz a minha fisioterapia, vi esta técnica ser aplicada em muitas pessoas e realmente as pessoas, no fim gostavam dos resultados.

Outra vez, vi uma criança cega na estação e fiquei a pensar se o facto de ser cega, condicionaria a sua aprendizagem da fala. Era uma criança pequena e aquilo impressionou-me e fiquei a pensar se a criança não podia associar as imagens às palavras deveria ser muito mais complicado aprender a falar. O que é verdade é que sou descansei quando, ao fim do dia, telefonei à Xana(Psicologa) para saber se ela conhecia algum estudo que falasse deste facto. Realmente pode ser uma condicionante e ela explicou-me tudo!

Outra vez, não descansei até descobri como se chama o pigmento que dá a cor vermelha à fruta. Porquê? porque tenho uma alergia a frutos vermelhos e suponho que na verdade sou mesmo, é alergica ao tal pigmento.

Esta mania, não sendo má, porque faz com que conheça muita coisa nova, às vezes irrita-me porque cansa-me, parece uma parvoíce e vai-se tornando cada vez pior com o passar do tempo.

Sou compulsiva, naquelas coisas que também podem parecer palermas, mas que realmente faço. Como por exemplo:
-verificar se a janela do quarto está fechada. De Inverno por causa do frio, de Verão porque apesar de morar na cidade e num 2ºandar, tenho pavor de ver uma osga no quarto.
-verifico se o despertador está para a hora certa, se o telemóvel está no silêncio e isto pelo menos 3 vezes antes de dormir.
-se estiver sozinha, verifico se as janelas estão todas fechadas, o gás e se a porta está fechada, pelo menos duas vezes!
-se o sapato esquerdo estiver do lado direito e vice-versa, não consigo dormir, tenho que me levantar e pô-los direitos.
-se a porta do guarda vestidos não estiverem bem fechadas não consigo dormir!

Não sou uma obsessiva compulsiva, mas sou estranha, tenho as minhas manias mas sei que não sou a única, deve haver mais gente assim por aí.

1 comment:

Anonymous said...

Há. Acredite que há! Obrigadinho por esclarecer essa coisa do parafango!

Não que essa sua curiosidade persistente seja obsessão. É só mesmo curiosidade e vontade de saber...

Agora a parte dos sapatos é que, quer-se dizer...

 
badge