Tuesday, April 22, 2008

Deus ou algo assim

Porque muito temos falado sobre isto e realmente não sei o que dizer.
Sou uma completa indefiniçao. Sou uma crente. Essa é que é essa!!! Creio em algo, algo mais poderoso que está sempre presente nos bons e nos maus momentos. Suponho que lhe chamo Deus, porque é o nome que sempre ouvi e porque verdade seja dita, entidade não dá tanto jeito. Dizer o Sr Entidade ajude-me ...uhm não me parece!!!!
Chego à conclusão que nunca seria católica praticante, só a ideia, já disse e volto a dizer parece que estamos a falar de um ginásio... Já fui muitas vezes á missa, mas a verdade é que o ritual não me irrita, antes pelo contrario até acho bonito, mas a maior parte das homilias aborrecem-me e acho sempre que entram em temas que vão muito para além da igreja, como por exemplo a politica!!!
A Igreja enquanto instituição enoja-me, para ser simpática fico-me por este termo. São capazes de pedir sacrificios e tudo às pessoas mas nós nunca os vemos a fazer uma doação, que seja para as vitimas do Tsunami, para as vitimas da fome, para nada, no entanto vivem, no Vaticano, na maior das ostentações, numa coisa de fazer corar um santo!!! não se consegue explicar por palavras. É verdade que é lindissimo, mas é absurdo tanta riqueza concentrada, por exmemplo na basilica de S Pedro que possivelmente quase acaba com a fome na Etiopia.

A maior parte das igrejas não me dá paz, antes pelo contrario assusta-me, acelera-me o coração. Não gosto da imagem de Cristo crucificado, é sofrimento a mais(sim eu sei qual é a ideia) e detesto as imagens dos santos.

Gosto dos ideais de Cristo, se todos vivessemos segundo os seus ensinamentos talvez este fosse realmente um mundo melhor.

Não sou católica, mas sou crente, todos os dias rezo e tenho um terço do qual não me consigo separar e pelo qual tenho uma adoração desmedida, porque foi a minha mae que mo deu.

Acho que a vida é mais fácil para quem acredita, para quem tem fé, seja no que for, no que lhe quisermos chamar. A vida fica mais preenchida, não sei explicar, apesar de não me fazer confusão pessoas que acreditam que não existe nada, eu sei que não seria capaz de viver assim.
Provavelmente sou dependente desta ideia, porque torna as coisas mais simples, apesar de não acreditar que esta Entidade comande a nossa vida sozinha! Eu comando a minha vida, com todas as condicionantes á minha volta, esta Entidade ajuda-me a vivê-la é nsito que acredito, nao que ela me comanda a vida. Esta é a unica certeza que tenho, o que no meio de tantas duvidas já me parece algo razoavel!!!!

1 comment:

Anonymous said...

Sou ateu, talvez de uma perspectiva católica.

Acredito em coisas maiores que nós, porque sei que as há. Não porque alguém me diz que as há e que tenho que acreditar nelas.

Respeito a maior partes das pessoas que vão à igreja mas repudio a instituição...

Enfim, são crenças...

 
badge