Friday, April 25, 2008

25 de Abril

Confesso que este feriado desperta em mim todo o meu sentimento politico.
Quem me conhece sabe que me interreso pela actualidade política e não escondo as minhas preferências politicas. Sempre vivi num ambiente de esquerda, o meu pai nunca esteve directamente ligado à politica, a não ser desde a reforma. Sempre se falou de politica lá em casa e lembro me de se viverem intensamente os resultados eleitorais. Lembro-me perfeitamente das eleições em que Mário Soares ganhou com o slogan Soares é fixe. Não me lembro que idade tinha, mas lembro-me que estava longe da idade de votar, mas da minha tia já me dizer que aquela tinha que ser a minha escolha no futuro!!! Dito assim pode parecer esquisito, mas conhecendo a minha tia, é uma história de festas que resulta sempre em gargalhadas.
Revolta-me a ideia das pessoas que nasceram depois do 25 de Abril, não saberem quase nada sobre a história e muito menos se interessarem. Secalhar porque também não é um tema que seja falado em casa, eu não perebo porquê, porque aqui sempre foi e nós sempre quisemos saber mais.
O meu pai e o meu tio estiveram na Guerra do Ultramar, o meu pai felizmente nunca saiu do quartel. A mesma sorte não tiveram outros entre os quais o meu tio, que apesar de não ter muitas más memórias, tem sempre aquelas que nunca conseguiremos imaginar!!!!
Enquanto escrevo vejo o programa da RTP 1 sobre as canções de Abril. Hoje e de há uns anos para cá consigo compreende-las e com esta distância são ainda mais impressionantes. Algumas ficamos a pensar como passaram na censura, outras ficamos a pensar no quão fantásticas são as metáforas.
Sinto-me um pouco comuna neste dia(",)porque a verdade é que me sinto emocionada a ver as imagens da revoluçao, as imagens do largo do Carmo, as imagens da emoção das pessoas e a verdade é que quase que gostava de o ter vivido(Só não gostava porque isso implica mais anos de vida!), mas a verdade é que é mais fácil ser filha da liberdade.
Quando oiço o meu pai e o meu tio falar do periodo antes do 25 de Abril parece tudo tão estranho e tão absolutamente distante e a verdade é que só foi à 34 anos!
Os meus pais nunca passaram fome, mas a verdade é que também nunca tiveram fartura! Quando foram viver para Lisboa o meu pai trabalha na TAP e depois com um táxi. O meu tio conta que a primeira vez que viu o mar e comeu um bife teria 18 anos e é preciso notar que vivemos a 20 Km do mar!!!!
Parece ridiculo, para nós que sempre tivemos tudo. Agora rimos quando as crianças estranham quando falamos da tv a preto e branco, de quando não tinhamos pc, quando não tnhamos telemoveis, mas a verdade é que somos uma geração que já nascemos com tanta coisa! Nascemos com liberdade, é preciso é saber cuidar dela.
Por isto fico possessa quando me dizem, não vou votar porque a politica não me interessa!!! AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
e se um dia destes já não pudermos dar a nossa opinião outra vez, se o alheamento for tão grande que voltamos a deixar de participar?
Se existem pessoas que lutaram por essa liberdade, essas pessoas merecem o respeito e merecem que agora sejamos nós a continuar o trabalho e pelo menos a exercer o direito e dever de voto!!!

É nestes dias que eu acho que os meus pais acertaram em cheio no meu nome: Mafalda a contestatária:

2 comments:

Anonymous said...

O problema não está em qum lutou pelo 25 de Abril, mas sim nos que fizeram dele aquilo que quiseram.

Anonymous said...

Pois,pois é só conversa...
Acredite ou não o 25 de Abril foi feito só para alguns, até aposto que o Cap.Salgueiro maia a esta hora esteja a dar voltas na tum com a degradação deste portugal de hoje,
a liberdade veio dar origem a libertinagem quer queira quer não pensar assim.
Muito gosta a povo de elogiar terroristas como o Otelo que nunca fui feita a verdadeira justiça por ter assassinado algumas pessoas nas FP25,mas isso é um acaso quantos destes ditos salvadores ou heróis como lhes queira chamar é que ganharam com o 25 de Abril?
O povo certamente não foi e o estado(de esquerda) ainda muito deve para os que perderam tudo
nas ex-colónias, por isso entre outros males a meu ver não comemoro dia ridículo como este, quer queira quer não já tinha liberdade antes e agora para dizer o que quero.
O pior que está para acontecer é ver Portugal que outrora foi nação,
perder as tradições porque a união europeia assim o quer,mas que portugal é este que se deixa mandar vindo de fora??? Que raio de liberdade é esta???
Já cansa este dia,conta um conto e acrescenta um ponto é o lema futuro para as mentes jovens das gerações vindouras,anda tudo a dormir,pudera hoje é feriado...

 
badge